Notícias



22/04/2020

Atualizações - Panorama Coronavírus: impactos à economia brasileira e mundial - 22/04

compartilhe esta notícia

A Assintecal, por meio do setor de Inteligência de Mercado, está divulgando semanalmente conteúdos acerca do Panorama do Coronavírus (Covid-19), trazendo informações econômicas, setoriais e medidas políticas acerca dos impactos e enfrentamento do Governo com relação à pandemia. Com isso, objetiva-se auxiliar e oferecer todo o suporte ao setor.

O estudo encontra-se disponível na Plataforma de Inteligência, site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

ÍNDICES E PROJEÇÕES DE MERCADO

Em 17 de abril, o índice Ibovespa fechou em 78.990 pontos. É uma variação negativa de 39.583 pontos em relação a 02 de janeiro quando o índice era 118.573 pontos.

O S&P 500 VIX, que mede a volatilidade implícita das opções do índice S&P 500 recuou para 38,15 na sexta-feira (17/04/2020). Aguarda-se mudanças, pois o Petróleo dos Estados Unidos está sendo negociado a preços negativos pela primeira vez na história.

Com relação à projeção do PIB para 2020 (Boletim Focus), levando-se em consideração os impactos da pandemia da Covid-19, nota-se que o mercado brasileiro vem retraindo-se cada vez mais, onde as perspectivas de crescimento são negativas, tendo chegado a -2,96% em 20 de abril.



 

No que diz respeito à taxa de câmbio, a comparação com as moedas selecionadas, se vê que o Real (R$) segue sendo a moeda mais desvalorizada frente ao dólar.



 

NÚMERO DE CASOS CONFIRMADOS NO BRASIL E NO MUNDO

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil já contabilizava mais de 38 mil casos por região, com maior concentração na região sudeste e nordeste, com informações até 19 de abril. Conforme é possível observar no mapa abaixo.




Com relação ao número de casos confirmados após o primeiro caso registrado como positivo para Coronavírus (Covid-19) é possível analisar no gráfico abaixo:



 

  

MAIORES INFORMAÇÕES?

* Entre em nossa Plataforma de Inteligência e tenha acesso a diversos conteúdos: www.bybrasil.org.br/plataforma-de-estudos

* Veja outras notícias em www.assintecal.org.br/noticias e fique por dentro de tudo o que está acontecendo e como podes enfrentar a pandemia do Covid-19 (Coronavírus).

Entre em contato através dos e-mails relacionamento@assintecal.org.br e/ou inteligencia@assintecal.org.br ou, também, pelo telefone 55 (51) 3584-5200.

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!