Notícias



22/01/2019

Inspiramais surpreende público com alta qualidade de projetos e lançamentos e já anuncia próxima edição

compartilhe esta notícia

Desde a abertura dos portões, às 9h do dia 15 de janeiro, os mais de 6 mil visitantes do Inspiramais – único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina – estampavam sorrisos e boas expectativas na geração de negócios e degustação de novos projetos ligados às áreas de sustentabilidade, design e inovação. Os compradores e demais interessados pela implementação de novos processos de criação sustentável, puderam conhecer de perto 900 lançamentos em matérias primas para o desenvolvimento de roupas, calçados, acessórios, móveis e joias, que a partir de 2020 estarão nas vitrines, próximo ao consumidor final. 




“O projeto unifica toda a linguagem de produtos com referências genuinamente brasileiras, criando uma identidade para a indústria nacional e se diferenciando em todo o mercado interno e internacional”, esclarece Walter Rodrigues, designer coordenador do núcleo de Design da Assintecal, que está a frente de uma equipe com 23 designers e consultores de moda envolvidos em oito projetos expostos durante o Inspiramais.

US$ 4,3 milhões – Atualmente o Inspiramais é considerado essencial para toda a indústria, pois unifica a informação de referências para todo o elo da indústria de design e moda, e leva as principais inspirações da próxima temporada para toda a cadeia produtiva, inclusive ao mercado externo. Nesta edição, por exemplo, 30 compradores internacionais que integraram o Projeto Comprador, vindos da Índia, Argentina, México, Equador, Peru e Colômbia, fecharam negócios em torno de US$4,3 milhões e levarão para seus países as matérias primas que irão compor suas criações para os próximos meses. A ação, promovida pelo projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, projeto de incentivo às exportações executada em parceria da Assintecal e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos . O convênio também conta com a parceria da Assintecal  com a Abrameq para representar a vertical de máquinas para couro e calçados.

Mercado nacional -  Esta edição, contou com a presença de caravanas de mais de 20 cidades de diversos estados do Brasil – como o grupo de designers e empresários de Manaus (Amazonas), que por meio do Sebrae, chegaram até o Inspiramais para conhecer de perto todas as novidades. Vanusa Abinader, da unidade de atendimento seletivo do Projeto Moda Amazônica (Sebrae AM), esteve presente com 12 empresas.  “Como todas são criadoras, buscam inspirações para produção de coleções mais inovadoras. A ideia é cada vez mais misturar inovação e tecnologia a todo o processo de design imprimido pelas empresas de Manaus”. Junto com ela Rita Prossi, designer de produtos, buscou no Inspiramais elementos da moda mundial para agregar ao universo de brasilidade “Quero aplicar aos meus produtos novas técnicas e um jeito especial de me conectar com a moda global. Sempre pelo olhar de identidade da moda brasileira”.



Cases de inovação - Com lançamento de 900 materiais para moda, os dois dias do Inspiramais contaram, no primeiro dia, com palestras voltadas para o varejo, com cases como C&A, Swarovski, Hering, Invista e Handara. No segundo dia com o tema Marketing Digital expoente na pauta do dia, apresentando a expertise de profissionais como a consultora Renata Abranchs, que falou sobre Branding Digital; Ana Paula Limonge e Roberta Rabani, da Swarovski, que falaram sobre o Comportamento do Consumidor  e Geração Millenium & Z, entre outros.

Entre os lançamentos inovadores o Inspiramais apresentou um modelo de tênis after skate produzido em poliamida biodegradável da Rhodia e Amnibrasil, desenvolvido pela Mary Jane – primeira marca brasileira de tênis de skate. A poliamida biodegradável já está presente também em algumas marcas de biquínis e bolsas brasileiras e é uma revolução no processo ecofriendly de produção e consumo.  

Outra novidade foi o biotecidoTexticel desenvolvido a partir do cultivo de bactérias. Produzido pela indústria carioca Biotecam, o material ecológico que utiliza nutrientes sustentáveis, possui uma pegada hídrica baixíssima e é totalmente biodegradável e compostável,  ao mesmo tempo que visualmente e no tato, possui propriedades semelhantes  a um couro. Atualmente, a Biotecam produz o Texticel em folhas com dimensões próximas a 50 x 30 cm, um volume de produção de 24 folhas por mês com uma perspectiva de aumento significativo de escala produtiva  para o primeiro semestre de 2019.

Promoção - O Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Britânnia Têxtil, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Berlan, Suntex, Sultextil e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!