Notícias



13/02/2019

A essência do Couro durante o Inspiramais

compartilhe esta notícia
São Paulo concentrou em um único lugar milhares de materiais à disposição de estilistas e compradores do setor de moda. Foi no Inspiramais 2020_I, que ocorreu nos dias 15 e 16 de janeiro, com as mais recentes tendências para o desenvolvimento de coleções em calçados, bolsas, vestuário, design de interiores e acessórios. Entre os expositores estavam 15 curtumes apresentando toda a qualidade, inovação e criatividade do couro brasileiro. 

Com destaque ao aspecto genuíno, luxuoso e insubstituível do couro foram desenvolvidas peles a partir de 15 curtumes do Brasil, revelando novas cores e texturas com os efeitos de escovação e escurecimento, criando um visual exclusivo. Como explicou o coordenador do projeto, Marnei Carminatti, os visitantes do Inspiramais puderam ver o sutil e elegante desgaste da ação do tempo sobre peles exóticas e vacum na exposição, produzindo resultados notáveis. “Couros curtidos ao vegetal ou que reproduzam essa aparência são fundamentais para a coleção, pois valorizam a textura natural do artigo”, acrescenta. Há também na mostra um olhar para o clássico, trazendo sobriedade para cartela de cores, em que o brilho deve ser leve e delicado, principalmente para napa, camurça e nobuck, valorizando a matéria-prima.

O trabalho desenvolvido para o Preview nos meses anteriores a exposição, foi baseado em tendências como a busca pelo equilíbrio, “que vem se tornando um mantra para criativos e consumidores do novo milênio, tendo em vista o desejo por escolhas responsáveis de consumo, tempo e vínculo, que são essenciais na relação com os produtos”, destacou Marnei. A mostra também apresentou calçados feitos com as peles da coleção.

O evento foi realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Assintecal e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals e projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o CICB e Apex-Brasil para o incentivo às exportações de couros.

Rhoma Pelles, especialista em peles de mestiço, apresentou pela primeira vez no Inspiramais os couros perfurados, produzidos com maquinário em execução desde dezembro. O novo equipamento pode produzir padrões perfurados de todas as formas com agilidade e precisão. O resultado são peles com grande apuro estético e aspecto inovador, dividindo atenções com desenvolvimentos navalhados e estampas animal print. 
Veterana no Inspiramais, Couroquímica destacou seus materiais tradicionais (como as linhas soft, plume e vecchio), porém com novas cores, como os tons neon, vermelhos e a nova cor “piscina”. Estreando no evento, Curtume Cacique deu foco à tendência de desenvolvimentos de couro com aspecto genuíno das peles. Francisco Arantes, diretor da empresa, ressalta a importância do compartilhamento de informação de moda que faz parte do Inspiramais. “É interessante para quem expõe e para o visitante, que desde a entrada da feira tem o direcionamento sobre as tendências e produtos”, destaca Arantes. 

Duas jornalistas da Ásia - editoras das publicações Elle Tailândia e Fashion Channel Korea, da Coreia do Sul - participaram desta edição do Inspiramais a convite do projeto Brazilian Leather. A dupla conheceu in loco os curtumes brasileiros na exposição, produzindo conteúdo para canais digitais e as publicações impressas. 
Em um dos espaços mais privilegiados do Inspiramais, o Preview do Couro mostrou aos visitantes couros especiais, com antecipação para a temporada 2020_II. A coletânea jogou luz sobre o caráter único do couro em todos os acabamentos, valorizando os diferenciais da indústria curtidora.  resultado foi um verdadeiro clássico com repercussão positiva nesta edição do evento e que, agora, irá acompanhar o projeto Brazilian Leather nas maiores feiras mundiais do setor de couros durante todo o primeiro semestre de 2019. 

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!