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15/05/2019

Aprofunde seus conhecimentos sobre polos nacionais de calçados

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Apresentando um mapeamento dos principais polos calçadistas brasileiros, o Estudo dos Polos indica dados de produção, tipos de calçados produzidos, exportação, importação, número de empresas, emprego, consumo de materiais (estudo de quantificação), entre outras características de cada local analisado.




O estudo está disponível na Plataforma de Inteligência no site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às expostações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

O principal objetivo do estudo é possibilitar às empresas de componentes um panorama geral do mercado, a fim de identificar tendências de materiais por polos, ter direcionamento de marketing e consequentemente, o impulsionamento de sua competitividade estratégica. Além disso, o material funciona como um orientador para a definição dos produtos e a possibilidade de investimento na prospecção de novos polos de atuação.

A edição de 2018 contou com a inclusão de um capitulo destinado aos dados de produção e exportação de Outros Polos (ES, GO, MG, PR, RS, SC, SP), pois se constatou a existência de novos municípios como produtores. Para tanto, identificou-se, principalmente, dentre todos os dados averiguados (2018):

o Produção média: 123 milhões de pares;
o Principal polo produtor: Minas Gerais (56,02%);
o Principal Estado Exportador: Rio Grande do Sul (41,09%);
o Principal destino: Estados Unidos (21,3%).
o Principal município exportador: Porto Alegre/RS (14,9%).

Já o principal tipo de calçado produzido nos polos analisados, no ano de 2018, foi:

Vale do Sinos/RS: Calçado Feminino (77%);
Vale do Paranhana/RS: Calçado Feminino (81%);
Franca/SP: Calçado Masculino (66%);
Jaú/SP: Calçado Feminino (88%);
Birigui/SP: Calçado Infantil (82%);
São João Batista/SC: Calçado Feminino (97%);
Nova Serrana/MG: Calçado Feminino (38,4%);
Nordeste: Calçado Feminino (51%);
Outros Polos: Monocomponentes (50,5%).

* Estudo elaborado pelo setor de inteligência competitiva da ASSINTECAL, sendo concedido como benefício às empresas associadas da entidade.

Para maiores informações em contato através de relacionamento@assintecal.org.br ou  inteligencia@assintecal.org.br.

Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:

* Boletim Mensal de Inteligência Março/2019;
* Dashboard atualizado com os dados de Março/2019;
* Estudo de Mercados Secundários Espanha 2019;
* Estudo dos Polos 2019;
* Mercado de Moda Praia – Austrália;
* Relatório IAPC Março/2019;
* Relatório IAPC Segurança Março/2019;


• A plataforma é um beneficio disponível para associados da Assintecal  e participantes do By Brasil.

Sobre o By Brasil
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, MachineryandChemicals, realizado pela Assintecal e Apex-Brasil, contando com parceria com a Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Sobre a Assintecal
Há 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

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