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07/08/2019

Turquia importou mais de US$ 3 milhões do Brasil em componentes, químicos e máquinas para couro e calçados no 1º semestre de 2019

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CENÁRIO MACROECONÔMICO
A taxa de crescimento do PIB turco foi de 7,4% no ano de 2017, o segundo melhor resultado no período de 2012-2017, pois o melhor desempenho ocorreu em 2013, quando a taxa de crescimento foi de 8,5%. A previsão para o ano de 2019 é que a Turquia continue crescendo, podendo alcançar 0,4%. Quanto ao Brasil, a tendência é que o país volte a superar o crescimento turco apenas a partir de 2019.

Essas, entre outras informações, estão disponíveis na Plataforma de Inteligência no site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

Já a taxa de inflação na Turquia foi de 11,1% em 2017, a maior taxa percebida no período 2012-2017. Além disso, ela deve permanecer a altos patamares, com previsão de aceleração em 2018 e 2019, onde a expectativa é que a inflação turca alcance 15,6% em 2019.
A taxa de desemprego na Turquia apresentou trajetória de crescimento no período de 2012-2017, avançando de 8,4% para 10,9%. Entretanto, para 2019 prevê-se que a taxa de desemprego diminua, podendo alcançar índice de 9,8%.

CENÁRIO COMÉRCIO EXTERIOR
Considerando o total exportado pelo Brasil, no primeiro semestre de 2019, no que se refere a componentes, químicos e máquinas para couro e calçados; a Turquia apresentou valor de mais de US$ 3 milhões, onde obteve variação positiva de 27,0% frente ao mesmo período de 2018. Já a sua participação no setor de componentes foi de 15,6%, no primeiro semestre de 2019.

CENÁRIO CALÇADISTA
O mercado calçadista da Turquia é formado, em sua maioria, por pequenas empresas, embora existam alguns fabricantes de médio porte que acabaram se tornando conhecidos internacionalmente. O país não possui empresas de grande porte. Além disso, os principais centros de produção de calçados são Istambul, Konya, Ancara, Gaziantep, Manisa, Denizli, Adana, Malatya e Corum.

No ano de 2018, a Turquia produziu 169.4 milhões de pares de calçados, importou 83.2 milhões de pares, exportou 82 milhões de pares e teve o consumo voltado a 170.6 milhões de pares de calçados.


Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:

* Apresentação Conexão Internacional - Julho/2019;
* Boletim Mensal de Inteligência Junho/2019;
* Estudo de Mercados Secundários Turquia 2019
* Relatório IAPC Junho/2019;
* Relatório IAPC Segurança Junho/2019;
* Reunião do Grupo de Inteligência – Julho/2019;
* Vídeo do Conexão Internacional – Julho/2019;

• A plataforma é um benefício disponível para associados da ASSINTECAL e Participantes By Brasil.

Fonte: Setor de Inteligência da ASSINTECAL.

Sobre o By Brasil Components , Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal e pela Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Assintecal
Há mais de 35 anos, a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).


Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.


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