Notícias



14/08/2019

Consumo de calçados brasileiro cresceu em 2,1%, com produção de 944 milhões no último ano

compartilhe esta notícia
No ano de 2018, a produção de calçados brasileiros foi de 944 milhões de pares, número relativamente estável ao produzido em 2017 (942,8 milhões de pares), tendo variação de apenas 0,1% de crescimento. Se comparado 2017 a 2016, o país apresentou expansão de 1,1%. Com relação às previsões do cenário de produção calçadista, espera-se que o setor varie positivamente entre 3,2% (otimista) a 1,1% (pessimista).

Essas, entre outras informações, estão disponíveis na Plataforma de Inteligência no site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contando com parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

O consumo de calçados no Brasil também vem apresentando trajetória de crescimento estável desde o ano de 2016. O país apresentou 2,1% de crescimento em 2018 (857,1 milhões de pares) com relação a 2017 (839,5 milhões de pares) e expansão de 1,2% em relação a 2016 (829,8 milhões de pares).



EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES DE CALÇADOS

No cenário das exportações, o país apresenta queda nos pares exportados desde 2016, onde a queda foi de -0,5% se comparado 2017 (125,6 milhões de pares) a 2016 (126,2 milhões de pares). Ainda também, a variação entre 2018-2017 foi de maior retração (-9,6%), totalizando 113,5 milhões de pares exportados em 2018.

Já no que se referem às importações, desde o ano de 2013 o Brasil apresenta queda na quantidade de pares importados. Entretanto, a partir de 2016 (22,7 milhões de pares), após uma queda de -46,8% com relação ao ano anterior, o país voltou a crescer. No ano de 2017 (23,8 milhões de pares), obteve-se expansão de 4,8% em relação a 2016 e crescimento de 11,8% no número de pares importados em 2018 (26,6 milhões de pares) em relação a 2017.



Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:


* Boletim Mensal de Inteligência Junho/2019;

* Dashboard atualizado com dados de Junho/2019

* Estudo de Mercados Secundários Turquia 2019;

* Infográfico do Mapa Bilateral de Investimentos Brasil/EUA (versão inglês-português) - Apex-Brasil;

* Mapa Bilateral de Investimentos Brasil/EUA (versão inglês) - Apex-Brasil

* Mapa Bilateral de Investimentos Brasil/EUA (versão português) - Apex-Brasil

* Projeção de Vendas 2019 – PROVAR-IBEVAR;

Através do link: https://www.bybrasil.org.br/plataforma-de-estudos/login 


• A plataforma é um benefício disponível para associados da ASSINTECAL e Participantes By Brasil.


Fonte: Setor de Inteligência da ASSINTECAL.


Sobre o By Brasil Components , Machinery and Chemicals

www.bybrasil.org.br

www.facebook.com/bybrasilcc

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal e pela Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.


Sobre a Assintecal

www.assintecal.org.br

Há mais de 35 anos, a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).


Sobre a Apex-Brasil

www.apexbrasil.com.br

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.





compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!