Notícias



21/08/2019

Empresas do By Brasil exportaram mais de US$ 157 milhões no primeiro semestre de 2019

compartilhe esta notícia
Acaba de sair o levantamento semestral de exportações do setor de componentes realizadas pelo projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, projeto de incentivo às exportações executadas entre a Assintecal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que conta com parceria com a Abrameq.

Desta forma, observou-se que o 1º semestre de 2019 encerrou com resultados importantes, no geral, para o By Brasil. Praticamente todos os principais indicadores apresentaram resultados positivos e de crescimento.

O PROJETO ALCANÇOU GRANDES RESULTADOS
* Mais de US$ 157 milhões: valor exportado pelas empresas apoiadas no período.
* 360 empresas participantes: isto demonstra o comprometimento da ASSINTECAL na busca pela internacionalização dos produtos e empresas de componentes e materiais.
* 81 destinos alcançados: que as empresas exportadoras levaram seus produtos, o que fortalece a marca do By Brasil em todos os continentes.
* 58 novos mercados inéditos: para os quais as empresas ampliaram o seu escopo individual, o que também fortalece a marca do By Brasil em todos os continentes.

ANÁLISE DOS MERCADOS
O setor de componentes, não diferente de outros segmentos e setores, apresentou alguma sensibilidade à efeitos externos, entre eles a crise Argentina, onde o qual apresentou queda de 26,2%, que representou, em valores, US$ 6,5 milhões. Este fator pode ter sido um dos principais resultados que puxaram o indicador de valor total exportado para baixo, representando uma redução de 3,2% em relação ao total exportado, em 2018, pelo projeto. Em comparação, a queda registrada pelo Brasil foi de 20,9%.

Entre os mercados-alvos do projeto, apenas a Argentina e a Índia apresentaram redução de exportações, já todos os demais mercados apresentaram crescimento no período. O mais representativo deles foi na China (16,9%) e Colômbia (16,9%). Este último, tornou-se o terceiro principal mercado-alvo e o quarto principal mercado, ultrapassando o México que tradicionalmente consolidou-se como um mercado estratégico para os materiais brasileiros.

Já na América Latina, destacam-se os países do Chile (41%) e Bolívia (41,3%), que apresentaram maior variação de crescimento; Peru (14,5%) e Equador (5,7%). Outros países estratégicos também apresentaram crescimentos importantes no respectivo período, porém, em valores absolutos menores, tais como Turquia, Portugal e Espanha.


Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:

* Dashboard atualizado com dados de Junho/2019
* Estudo de Mercados Secundários Turquia 2019;
* Infográfico do Mapa Bilateral de Investimentos Brasil/EUA (versão inglês-português) - Apex-Brasil;
* Mapa Bilateral de Investimentos Brasil/EUA (versão inglês) - Apex-Brasil
* Mapa Bilateral de Investimentos Brasil/EUA (versão português) - Apex-Brasil
* Projeção de Vendas 2019 – PROVAR-IBEVAR;
* Relatório IAPC Julho/2019;
* Relatório IAPC Segurança Julho/2019;
Através do link: https://www.bybrasil.org.br/plataforma-de-estudos/login 

• A plataforma é um benefício disponível para associados da ASSINTECAL e Participantes By Brasil.

Fonte: Setor de Inteligência da ASSINTECAL.


Sobre o By Brasil Components , Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal e pela Apex-Brasil, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Assintecal
Há mais de 35 anos, a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).


Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!