Notícias



02/10/2019

Manual Virtual de Exportação: aprenda como exportar!

compartilhe esta notícia
Prepara-se para exportar: o guia completo para se conectar com o mercado internacional.

O Manual Virtual de Exportação foi produzido com o objetivo de orientar empresas que não possuem conhecimento sobre exportação a iniciarem este processo, por meio de orientações que apresentam todos os caminhos e trâmites. Elaborado pelo setor de Inteligência de Mercado Assintecal, o material pode ser acessado através da Plataforma de Estudos, no link https://www.bybrasil.org.br/plataforma-de-estudos/login.

O estudo está disponível na Plataforma de Inteligência no site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que conta com parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

Confira alguns dos pontos abordados no informativo:

* EXPORTAÇÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS: dicas para exportar, requisitos de organização, benefícios envolvidos e procedimentos de despacho aduaneiro de mercadorias.
* RECEBIMENTOS E FINANCIAMENTOS: recebimentos e financiamentos relacionados às exportações, fechamento de câmbio e adiantamento de recursos financeiros.
* PRECIFICAÇÃO: precificação das exportações, recebimentos, financiamentos e seguros.
* PROSPECÇÃO DE MERCADO: como escolher mercados, orientações sobre as etapas de comercialização, classificação das mercadorias para exportação e planejamento logístico envolvido.
* DOCUMENTOS DE EXPORTAÇÃO: modelos de documentos de exportação, dicas para o preenchimento correto das informações e orientações sobre a classificação fiscal de mercadorias.
* SEGUROS E LOGÍSTICA: operacionalização dos seguros de carga e financeiros no processo de exportação, e logística internacional.
* DESPACHO ADUANEIRO: papel de um despachante aduaneiro e o processo de recebimento de exportações pelo parceiro importador.
* FINALIZAÇÃO DO PROCESSO: organização e arquivamento de documentos envolvidos no processo de exportação, sejam de transporte, financeiros, de câmbio ou outros.

O manual foi organizado em categorias e subcategorias que tornam o conteúdo mais claro e dinâmico, facilitando o entendimento e a busca por pontos específicos que orientem os empresários a alcançarem os seus objetivos e a alavancar as exportações.


Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:
* Boletim Mensal de Inteligência Agosto/2019;
* Infográfico Alemanha – 2019;
* Manual Virtual de Exportação;
* Relatório IAPC Agosto/2019;
* Relatório IAPC Segurança Agosto/2019;

• A plataforma é um benefício disponível para associados da ASSINTECAL e Participantes By Brasil.
• Este é um estudo apoiado pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals.


Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
www.bybrasil.org.br
www.facebook.com/bybrasilcc

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Assintecal
www.assintecal.org.br

Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui oito Escritórios de Negócios localizados em Miami e São Francisco - EUA; Pequim e Xangai - China; Bogotá - Colômbia; Dubai - Emirados Árabes Unidos; Bruxelas - Bélgica; e Moscou - Rússia.

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!