Notícias



20/11/2019

Espanha: 2º maior produtor da Europa Ocidental, com 94,2 milhões de pares em 2018

compartilhe esta notícia
MERCADO CALÇADISTA
A produção total da Europa Ocidental, em 2018, foi de 440 milhões de pares, onde a Espanha representou 21,4%. A produção calçadista da espanhola cresceu 0,9% com relação a 2017, tendo produzido 94,2 milhões de pares em 2018 e sendo considerado o 2º maior produtor da Europa Ocidental. Entretanto, se comparado a produção de 2018 com a de 2014, nota-se um aumento de 4,7%.

Informações como estas, podem ser encontradas na Plataforma de Inteligência no site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que conta com parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).

Em 2018, o consumo de calçados na Espanha foi de 248,9 milhões de pares, o que representou um aumento de 8,5% com relação a 2017. No que diz respeito às importações da Espanha, nota-se que o país obteve crescimento de 10,7% com relação a 2015, onde a sua importação havia sido de 282,7 milhões de pares. No último ano, o país apresentou um volume de 312,9 milhões de pares importados. 

Quanto à exportação, no que tange o período de 2018 com relação a 2009, o país apresentou um crescimento extraordinário de 57,7%. Entretanto, se verificado a exportação de 2018 (158,2 milhões de pares) com relação a de 2017 (164,1 milhões de pares), nota-se uma queda de 3,6%.

CENÁRIO ECONÔMICO
A taxa de crescimento do PIB espanhol foi de 3,0% no ano de 2017, consolidando a recuperação do país das retrações consecutivas nos anos de 2012 e 2013. A previsão para os anos de 2018 e 2019 é que a Espanha continue crescendo, a taxas de 2,7% e 2,2%, respectivamente. A taxa de inflação na Espanha em 2017 foi de 2,0%, após três anos seguidos de deflação. Já a previsão para 2018 e 2019 é que a taxa gire em torno de 1,7%, em ambos os anos.

Já taxa de desemprego, embora alta, segue uma tendência de queda desde o início da série, em 2012. No ano de 2017, registrou seu mais baixo patamar, de 17,2%. A tendência para o período 2018-2019 é que a taxa continue diminuindo ainda mais, podendo chegar a 12,7% em 2019.

AÇÕES NO MERCADO:
** Missão Europa: Portugal Espanha – ocorrerá de 25 a 29 novembro de 2019.
Para mais informações, contate o setor de Relacionamento através do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br

Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:

* Boletim Mensal de Inteligência - Setembro/2019;
* Estudo de Acesso ao Mercado da Argentina 2019 - Apex-Brasil;
* Estudo de Mercados-Alvo Alemanha 2019;
* Estudo de Mercados Secundários Espanha 2019;
* Estudo de Mercados Secundários Portugal 2019;
* Guia de Investimentos 2019 - Apex-Brasil;


• A plataforma é um benefício disponível para associados da ASSINTECAL e Participantes By Brasil.
• Este é um estudo apoiado pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals.

Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Assintecal
Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui oito Escritórios de Negócios localizados em Miami e São Francisco - EUA; Pequim e Xangai - China; Bogotá - Colômbia; Dubai - Emirados Árabes Unidos; Bruxelas - Bélgica; e Moscou - Rússia.

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!