Notícias



11/12/2019

Panorama Mundial de Calçados de Segurança foi apresentado no Conexão Internacional

compartilhe esta notícia
Ação aconteceu no dia 05 de dezembro em Novo Hamburgo e contou com empresários associados da Assintecal, em uma realização conjunta com o projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals.

O projeto é uma ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Em 2018, a produção global de calçados de segurança alcançou 381,9 milhões de pares, crescendo 7,4% em comparativo a 2017. Enquanto a produção total de calçados foi de 21,2 bilhões de pares.
A distribuição da produção global de calçados de segurança é a seguinte:



 
*Nota: o Extremo Oriente é composto principalmente pela Ásia.

Desta forma, percebe-se que os 3 principais países que possuem maior Market Share quanto à produção mundial de calçados são a China, a Índia e a Indonésia (3 principais produtores mundiais), os quais apresentaram participações de, no ano de 2018, 21,8% / 54,6%; 7,3% / 13,9%, 4,7% / 3,9%, respectivamente (calçados de segurança / calçados total). Entre os países asiáticos, somente Indonésia e Tailândia são mais intensivos em Calçados de Segurança quando comparado com a produção de calçados total.

Os 3 principais produtores mundiais de calçados de segurança, juntos, apresentaram uma produção de 131,9 milhões de pares no ano de 2018, apresentando as maiores taxas médias de crescimento anual, sendo de 5,0% (China), 11,6% (Índia) e 16,8% (Indonésia)

CONSUMO MUNDIAL
Os Estados Unidos é o maior consumidor mundial de calçados de segurança, tendo consumido 64,8 milhões de pares em 2018 e sendo responsável por apresentar o maior Market Share no período, (13,9%). O país é seguido pela China, que produziu 10,2 milhões de pares e representou 10,2%, e pelo Japão, produção de 22,8 milhões de pares, e 4,9% de representatividade com relação ao consumo mundial.

A Indonésia (6º maior consumidor) foi o país que apresentou a maior taxa média anual de crescimento no consumo de calçados de segurança, sendo de 17,8%, já o segundo maior foi a China, com 10,2%.

Para maiores informações, acesse a Plataforma de Inteligência e tenha acesso ao conteúdo completo apresentado no Conexão Internacional! Ou entre em contato através de relacionamento@assintecal.org.br ou pelo telefone 55 (51) 3584-5200.

Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:

* Conexão Internacional Calçados de Segurança - Dezembro/2019;
* Estudo do Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos do Rio Grande do Sul 2019 - Apex-Brasil;
* Estudo do Perfil e Oportunidades de Exportações e Investimentos Máquinas e Equipamentos de São Paulo 2019 - Apex-Brasil;
* Relatório IAPC Outubro/2019;
* Relatório IAPC Segurança Outubro/2019.




Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Assintecal
Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!