Notícias



29/01/2020

Vietnã: 2 maior exportador mundial de calçados

compartilhe esta notícia
A Assintecal, por meio do setor de Inteligência de Mercado, divulga o Estudo de Mercados Secundários do Vietnã 2019, no qual são apresentadas informações do cenário econômico, comércio exterior e oportunidades.

O estudo encontra-se disponível na Plataforma de Inteligência, site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

CENÁRIO ECONÔMICO
Entre os anos de 2012 e 2018, a economia vietnamita apresentou o seu melhor desempenho no ano de 2018, sendo de 7,1%. Já a previsão do PIB para 2020, é de que o Vietnã continue crescendo a uma taxa expressiva de 6,5%.

A taxa de inflação no Vietnã foi de 3,5% nos anos de 2017 e 2018, onde percebe-se que ela permanece a baixos patamares, mesmo registrando diferença de 2,6 ponto percentual frente à 2015, e mesmo por ter apresentado o seu maior pico em 2012, onde a inflação havia alcançado um índice de 9,3%. A previsão para 2020 é que a taxa gire em torno de 2,1%.

A taxa de desemprego no Vietnã permanece constante desde o início da série, em 2012. No ano de 2018, o país registrou uma taxa de 2,2%, o que posiciona o país numa conjuntura de pleno emprego. A tendência 2020 é que a taxa continue com o mesmo percentual.

CENÁRIO COMÉRCIO EXTERIOR DE COMPONENTES
Considerando a periodicidade de janeiro a setembro de 2019, o Vietnã importou um pouco mais de US$ 2 milhões em materiais, químicos e máquinas brasileiros para couro e calçado do Brasil, apresentando uma queda de -18,5% com relação ao período anterior.


CENÁRIO CALÇADISTA
Em 2018, o Vietnã foi considerado o 3º maior produtor mundial, com uma produção de 1,427 bilhões de pares, tendo apresentado um crescimento de 13,7% se comparado a 2017 (1.254,7 bilhões de pares). No que diz respeito ao consumo de calçados, o país foi considerado o 9º maior a nível mundial, com um consumo de 419,4 milhões de pares, 12% a mais do que o apresentado em 2017.

Com relação às importações, o Vietnã apresentou crescimento de 4,8% com relação a 2017, tendo importado o equivalente a 48,4 milhões de pares em 2018. Já as exportações do país, ocorridas em 2018, lhe concederam o 2º lugar do ranking mundial, com 1,056 bilhões de pares exportados, tendo crescido em 14% o seu volume.

Informações como estas, podem ser encontradas na Plataforma de Inteligência no site do By Brasil.

Para mais informações, entre em contato através do telefone 55 (51) 3584-5200 ou pelo e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:
* Boletim Mensal de Inteligência – Novembro/2019;
* Estudo de Mercados-Alvo Alemanha 2019;
* Estudo de Mercados Secundários Vietnã 2019;
* Relatório IAPC Novembro/2019;
* Relatório IAPC Segurança Novembro/2019.




Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Assintecal
Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!