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12/02/2020

Estudo aponta aceleração do PIB indiano, com previsão de crescimento de até 7,4% em 2021

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A Assintecal, por meio do setor de Inteligência de Mercado, divulga o Estudo de Mercados-Alvo Índia 2020, o qual tem como objetivo apresentar as oportunidades do mercado-alvo do By Brasil.
O estudo encontra-se disponível na Plataforma de Inteligência, site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

CENÁRIO GERAL E ECONÔMICO
A Índia, oficialmente República da Índia, tem uma população estimada em 1,34 bilhões de habitantes, conforme dados de 2019.

Entre os anos de 2013 e 2018, a economia da Índia apresentou o seu melhor desempenho no ano de 2016 (8,2%).  Em 2018, apresentou taxa de crescimento do PIB de 6,8%. Já para os próximos anos, o Fundo Monetário Internacional (FMI) indica aceleração do crescimento do PIB indiano, chegando a 7,4% em 2021.

No período de 2013-2018, a inflação indiana caiu de 9,4% (2013) para 3,4% (2018), apresentando uma redução de 6,0 p.p. Para os anos de 2020 e 2021, as previsões apontam para uma taxa de 4,1%.

CENÁRIO CALÇADISTA
Em 2018, o país foi considerado o 2º maior produtor e consumidor mundial de calçados, tendo ficado atrás apenas da China. A produção indiana de calçados no país foi de 2,9 bilhões de pares, o que representou um crescimento de 14,1% com relação a 2014. Já o consumo de calçados no país cresce 3,0% se comparado a 2017, chegando a 2,8 bilhões de pares em 2018.
No cenário das exportações de calçados, a Índia foi considerada a 9º maior exportadora mundial de calçados em 2018, apresentando um total de 182 milhões de pares; já as importações foram de 75,2 milhões de pares.

Os calçados masculinos são a principal categoria de calçados consumidos na Índia, com 52,5% de Market Share em 2019. Para 2020, estima-se que o consumo total de calçados indiano seja de aproximadamente US$ 11,4 bilhões.

CENÁRIO COURO
No ano de 2018, o principal tipo de couro exportado e importado pela Índia foi o ‘Acabado’, tendo apresentado valores de US$ 488 milhões e US$ 232 milhões, respectivamente.
Além disso, no que se refere ao saldo comercial das exportações e importações do setor coureiro na Índia, o mesmo indica que o país é superavitário na soma de todos os segmentos (acabado, crust, wet blue, salgado), entretanto, apenas o setor de ‘acabado’ apresentou saldo positivo de 2013 a 2018, com um total de US$ 256 milhões em 2018.

CENÁRIO COMPONENTES PARA CALÇADOS
Em 2018, a Índia exportou um total de US$ 22,2 bilhões do setor de componentes para calçados, sendo que o principal segmento, que apresentou maior participação em 2018, foi o de ‘Acessórios’ (66,5%). Já as importações totalizaram US$ 10,5 bilhões do setor de componentes para calçados em 2018, sendo, principalmente, advindas do segmento de ‘Acessórios’ (24,8%), ‘Químicos para Couro’ (17,0%) e ‘Ferramentaria’ (12,9%). 


Estas e outras informações podem ser encontradas no estudo, pois apresenta-se, além destas, ambiente de negócios, comércio exterior e oportunidades para os setores de calçados, couro e componentes para calçados.

Para mais informações e acesso ao estudo, entre em contato através dos e-mails relacionamento@assintecal.org.br e/ou inteligencia@assintecal.org.br ou, também, pelo telefone 55 (51) 3584-5200.

Confira também as últimas atualizações da Plataforma de Inteligência:
* Boletim Mensal de Inteligência - Novembro/2019;
* Boletim Mensal de Inteligência - Dezembro/2019;
* Estudo de Mercados Secundários Alemanha 2019;
* Estudo de Mercados-Alvo Índia 2020;
* Estudo de Mercados Secundários Vietnã 2019;
* Relatório IAPC Dezembro/2019;
* Relatório IAPC Segurança Dezembro/2019.

• A plataforma é um benefício disponível para associados da ASSINTECAL e Participantes By Brasil.
• Este é um estudo apoiado pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals.


Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Assintecal
Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.
A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

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