Notícias



26/02/2020

Panorama Econômico aponta para inflação de 3,25% e meta SELIC em 4,25% neste ano

compartilhe esta notícia
Indicadores apontam para a continuidade do ritmo lento de recuperação da economia brasileira, enquanto a América Latina tem previsão de 0,1% de crescimento do PIB em 2019: Crise na Argentina e arrefecimento dos investimentos no México são algumas das causas.

A Assintecal, por meio do setor de Inteligência de Mercado, divulga o Panorama Econômico Fevereiro/2020, o qual tem como objetivo apresentar informações sobre a economia brasileira e internacional, apresentando tendências e previsões de um conjunto de indicadores macroeconômicos (PIB, Inflação, Emprego, Comércio Exterior, entre outros) destacando os setores de calçados e couro.
O estudo encontra-se disponível na Plataforma de Inteligência, site do By Brasil, Components, Machinery and Chemicals – ação de incentivo às exportações realizada pela Assintecal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

CENÁRIO MUNDIAL
Na América Latina e Caribe, o crescimento do PIB para 2019 está projetado em 0,1%, esse resultado é avaliado pelo crescimento nulo do México e a queda de 3,1% na Argentina. Entre os fatores para a perda de vitalidade do crescimento, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta para a continuidade do fraco investimento, assim como as inquietações sociais no Chile e Bolívia, por exemplo. Nos países asiáticos também há projeção de redução do crescimento, assim como na Alemanha, França e Estados Unidos.

MACROECONOMIA BRASILEIRA
Na comparação com a taxa média de crescimento da economia brasileira, atualmente o país ainda mantém a trajetória de crescimento baixo, que atualmente se situa na faixa de 1% a.a. frente à 2,8% da taxa histórica.

Segundo o Boletim Focus do Banco Central do Brasil, o PIB em 2019 fechará em 1,17%, somente 0,07 p.p. acima do resultado de 2017. Enquanto o Boletim Focus aponta para um crescimento de 2,3% em 2020, o Fundo Monetário Internacional (FMI) também revisou as projeções do Brasil para o mesmo ano, passando de 2,0% para 2,2%. A principal razão para a elevação de 0,2 p.p. é devido a melhora das expectativas após a aprovação da reforma previdenciária e o enfraquecimento das interrupções de fornecimento no setor de mineração.

A taxa de desemprego (ou desocupação) fechou o 4º trimestre de 2019 em 11,0% da força de trabalho, o que equivale a um contingente de 11,6 milhões de pessoas. 
Segundo o Boletim Focus (31/01/2020), a estimativa é que a inflação e a meta Selic, em 2020, fiquem próximos de 3,25% e 4,25%, respectivamente.

ESTRUTURA PRODUTIVA DO BRASIL
No que tange a estrutura produtiva brasileira, nota-se que após cinco anos de crise econômica, a capacidade da economia brasileira de reação tornou-se mais lenta. Entre 2015 e 2018, o número de empresas na indústria de transformação diminuiu em 23.276 unidades, uma média de fechamento de 21 empresas por dia.

- Estes e outros dados podem ser encontradas no estudo completo. Para mais informações e acesso ao estudo, entre em contato através dos e-mails relacionamento@assintecal.org.br e/ou inteligencia@assintecal.org.br ou, também, pelo telefone 55 (51) 3584-5200.

-  A plataforma é um benefício disponível para associados da ASSINTECAL e Participantes By Brasil.

- Este é um estudo apoiado pelo By Brasil Components, Machinery and Chemicals.

Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals
Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor.

O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail relacionamento@assintecal.org.br.

Sobre a Assintecal
Há mais de 35 anos a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas. Sediada em Novo Hamburgo (RS), possui também escritórios em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia cerca de 11.000 empresas em 80 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para mais de 200 mercados.

A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

compartilhe esta notícia

compartilhe esta notícia via e-mail

OPS!